Forjada com cabo de Pau-Brasil

 Esta é uma das primeiras facas que forjei, sendo a primeira tentativa de fazer uma guarda.... 

Terminada a faca o resultado estético não me agradou, mas ficou excelente de corte, ela ficou por um bom tempo "guardada" no fundo da gaveta, até que resolvi refazer o cabo....

Detalhe que essa faca tem a marca do lado direito por que quando cunhei pela primeira vez, eu o fiz com o cunho de cabeça pra baixo, assim daquele lado eu tive que lixar mais, diminuindo a espessura da lamina, e ainda sim ficou uma marquinha chata...






 Um close do cabo, que ficou mais alto do que o dorso da faca, e bem esquisito, embora ergonomicamente confortável.

A distância entre o fio e a guarda também ajudava na feiura...



Aqui quando quebrei o cabo com marretadas, ficou comprovado a qualidade do serviço.



Após ter refeito o cabo, diminuindo o espaço entre o fio e a "guarda" (aumentado assim o tamanho da espiga dentro do cabo), tendo reaproveitado o latão da quarda anterior, embora tenha tirado mais da metade do mesmo.  Aqui eu havia recém acabado de lixar e passado óleo de tungue, estava secando ao ar livre.

Em ângulo/distância ligeiramente diferente.

Mais uma demão de óleo de tungue e deixada pra secar.

Nessas duas fotos dá pra perceber com mais nitidez que o shape da lamina foi suavemente alterado, com tamanho um pouquinho menor, menos pontuda e menos "barriga".



A grama parece mais bonita na foto do que "pessoalmente".

Assim salvei uma boa lâmina de ficar largada no fundo da gaveta, que ficou com um cabo bem bonito com o contraste do vermelho do Pau-Brasil com com amarelo do latão.

Comentários

Postagens mais visitadas