A primeira que eu fiz


Um pedaço de mola de kombi, uma idéia na cabeça, poucas ferramentas e vontade de aprender....

aqui começei a ser cuteleiro....

Aqui entendi que "Na prática, a teoria é diferente...."





Pensa no quanto é salutar  desbastar borracha com lima num banquinho de 20cm....

o cabo de borracha, apesar de muito feio, proporcionava um pega excelente, mas a borracha não permite um acabamento nem sequer razoável.....





 
Um detalhe muito importante que me escapava: eu estava trabalhando a lâmina com seu tratamento termico original, ou seja, não destemperei pra depois temperar e revenir.... camelei um monte, depois tirei o cabo de borracha, desbastei e fiz o devido tratamento térmico,,



Marcas claras que passou da temperatura na hora de temperar...

Revenimento:












Comentários

  1. Amigo li lá no forum de cutelaria que você deu tempera nela na sua churrasqueira.
    Eu estou pensando em fazer o mesmo, poderia me dizer como realizou o processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá boa tarde,

      desculpe responder tanto tempo depois, mas só agora que vi que havia um comentário kkkkkk ....

      Seguinte: eu usei a churrasqueira quando não tinha forno, eu coloquei um cano de ferro (perna de cadeira tubular) pelo "respiro" da churrasqueira, coloquei uma bombinha eletrica de encher colchão na ponta externa do cano, depois de acender o fogo eu liguei a bombinha e o fogo subiu, foi rapidão.

      Se for fazer isso, procure deixar os pedaços de carvão de tamanhos parecidos, vc pode usar um secador de cabelo ("empresta" da patroa sem ela saber), e se o secador/bombinha não tiver um regular de potencia vc terá que inventar um (não precisa de vento muito forte, coloque sua mão a 5 cm da boca e assobre meio forte, é mais ou menos isso que vc precisará).

      o oleo ficou em uma lata de thinner na borda da churrasqueira, o que proporcionou um leve aquecimento no mesmo, ao mesmo tempo que foi bem rapido levar a faca quente ao oleo sem que a mesma esfriasse.

      eu usei um imã para saber se a temperatura da faca estava ideal para tempera-la.

      Desligue o secador/bombinha na hora que for retirar a faca do fogo, assim as chamas diminuem (pra mim foi preciso pois usei um alicate simples), use luvas de couro.
      é isso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas