Faquinha de Serrote traçador



Esta é uma faquinha que fiz a partir de um pedaço de um serrote traçador bem grosso (2,1mm).

A madeira é cedro (meu irmão mandou aplainar umas ripas mata junta bem velhas, e me deu uns bons pedaços, madeira bonita e fácil de trabalhar).

Pinos em latão de 3,2mm (usa-se uma broca de 3mm para a madeira afim de que entre bem justo, ainda sim uso a cola bonder).

Abaixo o recozimento do aço.

Então colei o desenho tendo que fazer uma leve alteração no cantinho do cabo.
 

Recortei e iniciei o desbaste na esmerilhadeira, foi a primeira vez que a usei, se soubesse que era tão bom teria comprado uma muito antes.

Aqui após a tempera (seletiva) em óleo de cozinha (canola).
 

Limpando a lâmina.

Aqui após ter ajeitado o fio.

As marcas do tempo eu deixei por achar que fica bonito, dá um "ar" de rústico.
 

Colei a primeira tala(cedro), deixei secar, furei a tala, depois colei a segunda, e depois de seca a furei também.



 Aqui o grosso da cabo já feito

O outro lado...

Minha "imensa" e "organizada" "bancada"..


"Morsa de cabo" tabajara. Fiquei bravo de não ter pensado nisso a mais tempo, ajuda muito, e com ferramentas que todos tem em casa. Chamo a atenção para não repetir o meu erro de não colocar nada entre a lâmina e o grampo em si (um pedacinho de borracha, madeira, couro...) ou ao menos usar o grampo com o "parafuso" na madeira, assim quando apertar não haverá aço deslizando sobre a lâmina evitando assim de arranha-la.


Comentários são bem-vindos.


Comentários

Postagens mais visitadas