Faca para churrasco de serrote traçador



Recebi este "blank" do meu irmão com a missão de fazer uma faca mantendo a tempera original, trata-se de parte de um serrote traçador fino, de espessura ideal pra uma boa faca de churrasco, quando me foi entregue estava bem mais escura, nesta primeira foto eu já havia trabalhado um pouco nela, ele tem aprox 35 cm totais.


 Não gostei do formato do cabo então resolvi mudar um pouco...

Achei que melhorou, mas ainda não aquilo que eu queria...


 No comparativo abaixo fica mais evidente a transformação do cabo.
 

O aço estava com a têmpera original, bastante duro, e eu planejava um cabo com 6 pinos finos, planejei, marquei e tentei furar com as brocas finas, mas aço assim tem que ser furado com pouca rotação e bastante pressão, resultado: quebrei umas par de brocas, e então parti para o plano B, com um ponteiro consegui fazer os furos razoavelmente alinhados.


 Depois de furar "limpei" um pouco a lâmina.

Abaixo o método que uso para por as talas na faca, colei uma das talas e depois de seco furo da lâmina para a madeira mantendo um ângulo reto. Depois colo a segunda tala e uso o furo da primeira tala com guia para furar a segunda.
 
 depois das talas coladas desbastei com a grosa os excessos.

Mais um pouco de grosa....

Com as talas coladas e o formato perto do pretendido eu coloco um pingo de cola bonder e introduzo lentamente o pino de latão previamente apontado.... se bobear cola os dedos como na foto...

Aqui o cabo já pronto (embora sem nenhum tipo de óleo ainda), a foto foi tirada usando flash e na foto mais abaixo sem flash, uma seguida da outra.

Nem parece mas foram tiradas com poucos segundo de diferença, sem nenhum tratamento diferente, só usando, ou não, o flash.

A faca finalizada, a têmpera original não limitou a qualidade do fio, a faca retêm a afiação e apresenta excelente desempenho.

Não havia gostado do cabo, então resolvi refaze-lo, deu dó de estragar o primeiro cabo, mas no final valeu, e muito te-lo refeito..
 de ipê...

 Presente pro meu cunhado, ele completou anos e convidou pro churrasco, levei uma faca de churrasco de presente.... Nesse churrasco outro amigo viu a faca e ficou rodiando e perguntando de cutelaria, por fim ele me disse que tinha alguns toquinhos de Pau-Brasil e iria me da-los, e realmente o fez, logo me vi na obrigação de dar uma faca pra ele tambem, usei um pedaço do mesmo tracador e fiz o cabo do Pau-Brasil que ele me deu, pensa num cara contente....


Comentários

  1. Boa Tarde, voce faz facas para vender, fiquei interessado, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, desculpe a demora em responder, só hoje eu vi essa comentario....

      Faço facas apenas por hobby, não as vendo, mas conheço quem as faça por profissão, se quiser posso indicar (em Dourados/MS).

      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas